Qual sua impressão ao ver uma beterraba? A casca normalmente suja e escurecida, afinal, Ela estava embaixo da terra. Uma cor muito forte... Bonita...
E ao comer? Uma barreira de células se quebrando dentre seus dentes. Hum, um leve sabor adocicado e aquoso – logo a saliva mescla-se a tonalidade escura...
Isso é apenas uma fração de tudo que ela representa.
Ah, não esqueça de ver as receitas em nosso outro Blog, direcionado apenas para receitas.
http://vontadeverde.blogspot.com/2009/08/beterraba.html
Hortaliça anual, pertencente à família Chenopodiaceae e cuja principal parte comestível é uma raiz tuberosa constituída, internamente, por faixas circulares de tecidos condutores de alimentos alternadas com faixas de tecidos contendo alimento armazenado. Estas são relativamente largas e escuras ou mais coloridas; as de tecidos condutores são mais estreitas e mais claras. A raiz pode ser consumida crua ou cozida, porém são nas folhas que estão concentradas as maiores quantidades de nutrientes e vitaminas por 100 gramas do produto, destacando-se cálcio, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, B e C (Em termos, as folhas são mais completas, em termos nutricionais).
A beterraba é originária das regiões de clima temperado da Europa e do Norte da África. No Brasil, as Regiões Sudeste e Sul cultivam 77% do que é produzido. O Estado de São Paulo planta em média 5.000 hectares dessa hortaliça por ano, produzindo 115.000 toneladas.
Safra
A safra da beterraba teve início em agosto e se estende até dezembro, mantendo os preços em queda no período.
Comendo e Entendendo
A beterraba pode ser comida crua (em sumo, ralada em saladas, etc.), cozida, em pickles ou em conserva. Nutricionalmente a cozida é tão rica como crua.
Apesar de a beterraba vermelha ter um conteúdo de hidratos de carbono da ordem dos 5%, o que lhe confere um sabor adocicado, é pobre em calorias. É constituída pela raiz e pelas folhas, que também podem ser comidas cozidas - embora normalmente se coma apenas a raiz.
Como é um legume de preparação demorada (aproximadamente 1 hora de cozedura), é muitas vezes vendida já cozida. Se as comprares cruas, prefere as menores, que para além de serem mais tenras cozem mais rapidamente. Devem ser cozidas com a casca e descascadas posteriormente, pois assim evitas que os utensílios fiquem manchados.
A cor vermelha intensa deste vegetal deve-se a um pigmento chamado betacianina. Este pigmento é muito utilizado como corante pela indústria alimentar, em diversos produtos como a sopa de rabo de boi, alcaçuz, gelados, etc. O nome do corante é "vermelho de beterraba".
Benefícios
Do ponto de vista nutricional e, para além da pobreza em calorias, as beterrabas cruas e cozidas são uma excelente fonte de ácido fólico (em pickles, o teor de vitaminas e minerais diminui bastante). A ingestão de ácido fólico é importante, em especial para as mulheres grávidas e para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula - a espinha bífida. Para, além disso, é importante ainda para evitar um tipo de anemia.
Algum ferro, vitamina C e a riqueza em potássio tornam este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contém fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.
Os carotenóides e flavonóides existentes na beterraba também ajudam a evitar que o colesterol LDL e que as paredes das artérias sejam danificadas e oxidadas pelos radicais livres. Essa propriedade antioxidante dos carotenóides e dos flavonóides protege igualmente a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Os naturopatas acreditam que as beterrabas estimulam o sistema linfático e fortalecem o sistema imunitário. As qualidades purificadoras da beterraba, bem como a estimulação do fígado, dos rins, da vesícula, do baço e dos intestinos, são algumas das propriedades reconhecidas pelos naturopatas.
O sumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e tem-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão. Caso o sabor do sumo não te agrade muito, mistura-lhe sumo de laranja e/ou cenoura.
(Deconsidere o 'Blérg' da ilustração, suco de beterraba é muito bom. hauahauha)
Valor Nutricional
*48,9 calorias
*9 g de hidratos de carbono
*3 g de proteínas
*0,1 g de lípidos (gorduras)
*32 mg de cálcio
*40 mg de fósforo
*2,5 mg de ferro
*351 mg de potássio
*150 µg de ácido fólico
*5 mg de vitamina C
*2 g de fibras
* - 100g de beterraba crua
Receitas
Veja o outro Blog, que contém as receitas de beterraba http://vontadeverde.blogspot.com/2009/08/beterraba.html esse é o link direto da postagem.
Fontes de Pesquisa -----------
-Caderno de Nutrição
http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Beterraba/Beterraba.htm
http://www.centrovegetariano.org/Article-199-Beterraba.html
http://www.weno.com.br/blog/archives/2008_01.html
http://www.seag.es.gov.br/?p=1864
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1373708-4529,00.html
http://menoscaloriasmaisvida.files.wordpress.com/2008/09/beterraba20kestrel.jpg
---------------------------------------------------
Ana Carolina Borges (Vellocet)
PS: Não se esqueça de tentar.
:D.